Hospedagem
Contexto, pertinência e relevância
Esta documentação contém sugestões oriundas de pesquisas e vivências em contextos sociais específicos.
Elas de modo algum são sugestões universais ou imposições de uma forma de agir e se comportar.
Não são modelos no sentido de que devem ser seguidos, mas modelos no sentido de que podem ser adotados, adaptados ou até mesmo criticados e melhorados, desde que ajudem, sejam úteis a façam sentido.
Documentação incompleta
A documentação a seguir encontra-se num estágio ainda inicial, muito incompleto e pode não fazer sentido fora do conteúdo para o qual ela foi criada.
Trabalho adicional ainda é necessário para que ela esteja num estado minimamente útil e compreensível.
Este processo define os procedimentos de hospedagem do Coletivo. A hospedagem de conteúdo e/ou serviços constitui processo formal e é dividida em dois níveis:
- Grupo de trabalho de uma dada plataforma.
- Grupo responsável por uma dada hospedagem.
Necessidade de formalização
Como a hospedagem consiste numa atividade sensível, onde é importante dar alguma garantia a quem se hospeda e da mesma maneira ter garantias contra possíveis problemas que cada hospedagem pode causar, ambos os níveis devem ser estabelecidos como processos formais. Além disso, como parte da implementação deste processo, inclusive sítios já hospedados e plataformas existentes deverão passar pela formalização.
A hospedagem está sujeita a comprometimentos (do Coletivo e da parte hospedada) que satisfaçam a uma Política de Hospedagem do Coletivo.
Grupo de uma plataforma
Ao grupo de trabalho de uma dada plataforma cabe cuidar do funcionamento, manutenção e segurança de uma dada plataforma de hospedagem. Para cada plataforma a ser oferecida hospedagem é preciso um grupo de trabalho responsável.
A não existência de um grupo de trabalho de uma plataforma não proíbe a existência de instalações da plataforma para uso interno do Coletivo, mas impede que a hospedagem de terceiros (isto é, de grupos e indivíduos de fora do Coletivo) seja realizada.
Grupo de uma hospedagem
Ao grupo de trabalho responsável por uma dada hospedagem cabe cuidar da hospedagem de um dado grupo/indivíduo. Para que seja possível hospedar um grupo ou indivíduo numa dada plataforma, é necessário que haja um grupo de trabalho em funcionamento para essa plataforma.
O processo formal para cada hospedagem deve conter as seguintes ações:
- Apresentação do Coletivo (realizada durante a etapa "discussão" do processo) através do envio de sua Carta de Hospedagem.
- Apresentação do grupo ou indivíduo a ser hospedado realizada durante a etapa "discussão" do processo).
- Decisão:
- No caso de aprovação da hospedagem pelo Coletivo e após o processo sido
responsabilizado:
- A(s) pessoas(s) responsável(is) pela hospedagem deve(m) enviar o Termo de Comprometimento de Hospedagem e a Política de Hospedagem do Coletivo.
- O coletivo ou indivíduo a ser hospedado deve concordar com o Termo de Comprometimento de Hospedagem, caso contrário a hospedagem não pode ser realizada.
- No caso de não-aprovação pelo Coletivo ou falta de responsabilização, o grupo ou indivíduo que seria hospedado deve ser informado da decisão juntamente com o motivo, se possível.
Responsabilização
Cabe ao grupo de trabalho de uma hospedagem:
- Aplicar a Política de Hospedagem do Coletivo junto à parte hospedada.
- Manter a comunicação entre o Coletivo e a parte hospedada.