Ir para o conteúdo

Princípios e processo da rede $rede

Contexto, pertinência e relevância

Esta documentação contém sugestões oriundas de pesquisas e vivências em contextos sociais específicos.

Elas de modo algum são sugestões universais ou imposições de uma forma de agir e se comportar.

Não são modelos no sentido de que devem ser seguidos, mas modelos no sentido de que podem ser adotados, adaptados ou até mesmo criticados e melhorados, desde que ajudem, sejam úteis a façam sentido.

Incomplete document

The documentation that follows is in an initial stage, very incomplete and may not make sense outside it's original context.

Additional work is still needed to bring it to a minimally useful and comprehensible state.

Originalmente Princípios e processo da rede $rede.

Sobre

A rede $rede é um fórum de coletivos técnicos anticapitalistas, antifascistas, antisexistas, antihomofóbicos e antiracistas e que rejeitam qualquer forma de dominação e discriminação social.

O objetivo do fórum é possibilitar o intercâmbio, a ajuda mútua e a cooperação entre os coletivos participantes e também uma interface pública de debates.

Assim, $rede não é um coletivo mas sim uma rede.

Como funciona

A rede por padrão permanece em estado de dormência até ser ativada, quando por exemplo algum(s) coletivo(s) sugere(m) uma atividade, encontro ou cooperação.

Processo de participação

A participação na rede $rede é restrita a coletivos que atendam os critérios de afinidade, confiabilidade e comprometimento com a rede. Novos coletivos podem entrar na rede após processo de decisão favorável e caso eles concordem com a presente carta.

Uma vez dentro da rede, os coletivos podem indicar quais dos seus membros devem ser inscritos ou retirados das plataformas de comunicação da rede $rede.

Cada indivíduo deve, ao ingressar nas plataformas de comunicação da rede $rede, se apresentar e afirmar que atuará de forma construtiva, caso contrário estará passível de remoção.

Processo de decisão

Nenhuma pessoa ou grupo pode tomar decisões que afetem a autonomia da rede sem consultá-la anteriormente e obter um consenso positivo.

As decisões na rede são baseadas em propostas que devem ser enviadas para a lista de discussão fechada da rede.

O prazo mínimo de decisão é de duas semanas passível de adiamento e as decisões são atingidas por consenso. Caso um coletivo não se manifeste sobre uma proposta ele será considerado como em concordância com a proposta enviada.

Privacidade

A rede $rede é semipública, isto é, parte de sua comunicação e organização é restrita aos coletivos participantes, enquanto que outra parte é pública e aberta a qualquer grupo ou pessoa.

Informações que circulem em instâncias de comunicação privadas precisam de autorização para serem disponibilizadas em meios públicos (desclassificação).

É uma escolha de cada participante se manter como membro privado.

Interfaces de comunicação

A rede $rede possui as seguintes interfaces de comunicação:

  • Lista de discussão fechada com arquivo restrito a participantes.
  • Lista de anúncios moderada com inscrição e arquivos abertos.
  • Plataforma web colaborativa.

Tais interfaces são hospedadas por coletivos participantes ou afins e seu acesso e continuidade são cruciais para a manutenção da memória da rede. Assim, é imprescindível que a rede disponha de backups dessas plataformas sempre que necessário.

Sobre este texto

Este processo foi baseado no "Template para Carta de princípios e processo de redes v1.0". Licença deste documento: GNU Free Documentation License: http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html