Protocolo de Ação do Coletivo
Contexto, pertinência e relevância
Esta documentação contém sugestões oriundas de pesquisas e vivências em contextos sociais específicos.
Elas de modo algum são sugestões universais ou imposições de uma forma de agir e se comportar.
Não são modelos no sentido de que devem ser seguidos, mas modelos no sentido de que podem ser adotados, adaptados ou até mesmo criticados e melhorados, desde que ajudem, sejam úteis a façam sentido.
Documentação incompleta
A documentação a seguir encontra-se num estágio ainda inicial, muito incompleto e pode não fazer sentido fora do conteúdo para o qual ela foi criada.
Trabalho adicional ainda é necessário para que ela esteja num estado minimamente útil e compreensível.
Versão revisada e comentada
Uma versão revisada e comentada deste documento encontra-se aqui, como parte da coletânea Saraventos.
- Versão: 1.0.
- Licença: LIMICS[1].
O Coletivo $coletivo
adota a versão 0.1 do "Protocolo de Ação Coletiva"[2],
de modo que se tome por "Coletivo $coletivo
" toda ocorrência da palavra
"Coletivo" no referido texto.
Instâncias de Comunicação
Conforme a atual configuração tecnológica do Coletivo $coletivo, as principais instâncias de comunicação utilizadas são:
- Wiki/sistema de tickets fechado:
https://admin.$dominio
. - Lista de discussão:
$lista_de_discussao
. - Demais meios de comunicação que satisfaçam requisitos de privacidade e segurança.
Processos e tickets
A manifestação que os registros de processos assumem no Coletivo $coletivo
são chamados de tickets ou requisições. Todos os processos devem ser tickets.
Processos informais não precisam necessariamente ser tickets antes da sua
realização, mas para que posteriormente possam ser considerados como processos
precisam virar tickets (isto é, precisam de um mínimo de documentação).
Formalidade e informalidade de instâncias
Com relação à formalidade e informalidade das instãncias de comunicação, temos que:
- Todas as instâncias de comunicação são informais ''a priori'' (isto é, se nada mais for dito a respeito da forma de cada uma delas).
- As instâncias formalizadoras (isto é, as instâncias onde deve ser informada da proposição e aprovação de um processo para que o mesmo tenha validade formal) são o sistema de tickets e a lista de discussão.
Recomendação sobre jardinagem de discussões
Levando em consideração que
- É interessante manter um fluxo de emails baixo com mensagens pequenas para que a lista de discussão possa ser bem usada especialmente em urgências.
- Wiki e sistema de tickets são muito úteis para lidar com grandes quantidades de informação, apesar de não serem muito bons para a obtenção de feedback rápido.
- No caso de pendências e tarefas, o sistema de tickets é mais confortável para o acompanhamento de atividades.
Recomenda-se que
- Se possível, as discussões sejam originadas nos meios que lhes forem mais propícios (alguma emergências se iniciam melhor com o envio de um email, onde obtém melhor resposta).
- Caso um meio se torne inadequado para a manutenção da discussão, que a mesma seja transferida para um meio mais adequado mas que tal transferência seja acompanhada pelo referenciamento mútuo em ambas as instâncias (na instância onde ela deixar de ocorrer envia-se uma mensagem indicando para onde a discussão está sendo encaminhada e nesta última se adiciona uma indicação sobre onde a discussão veio.
- Discussões que adquiram vulto sejam transformadas em processos informais (com a criação de um ticket com respectivo link, se aplicável, para o local onde a discussão está sendo realizada).
Procedimento para Processos Formais
Além de obedecer ao fluxograma de processos formais detalhado no texto "Protocolo de Ação Coletiva", a proposição e a decisão de propostas formais devem ser realizadas da seguinte forma para serem válidas:
- Para enviar uma proposta formal, primeiramente crie um ticket.
- Em seguida, envie um email para a lista de discussão informando da proposta e incluindo, pelo menos, o link do ticket.
- A discussão e alteração da proposta pode ser feita apenas pelo ticket, pela lista de discussão ou mesmo em instâncias informais, mas recomenda-se que se utilize o ticket como agregador do maior número possível de informações discutidas a respeito da proposta.
- Discussões realizadas em instâncias informais não tem valor formal se não forem documentadas e apresentadas como tal na lista de discussão, no ticket ou eventual página wiki, observando a recomendação sobre jardinagem de discussões.
- Ao passar o prazo de decisão da proposta, é necessário enviar um email de comunicação à lista de discussão para que a decisão seja formalizada.
Conforme o processo formal em questão for passando pelas etapas formais, o estado do ticket deve ser alterado pelas pessoas que se interessarem por fazê-lo. Se necessário, a proposta também pode ter ao menos uma página no wiki fechado, sendo possível usar o wiki para acompanhar diferentes versões de uma proposta, por exemplo.
Referências
- [1] Licença de Manipulação de Informações do Coletivo $coletivo.
- [2] [Protocolo de Ação Coletiva](/organizacao/coletiva.