Skip to content

Grupo de Trabalho de Backups

Contexto, pertinência e relevância

Esta documentação contém sugestões oriundas de pesquisas e vivências em contextos sociais específicos.

Elas de modo algum são sugestões universais ou imposições de uma forma de agir e se comportar.

Não são modelos no sentido de que devem ser seguidos, mas modelos no sentido de que podem ser adotados, adaptados ou até mesmo criticados e melhorados, desde que ajudem, sejam úteis a façam sentido.

Documentação incompleta

A documentação a seguir encontra-se num estágio ainda inicial, muito incompleto e pode não fazer sentido fora do conteúdo para o qual ela foi criada.

Trabalho adicional ainda é necessário para que ela esteja num estado minimamente útil e compreensível.

O presente processo estabelece as linhas gerais de funcionamento de um grupo de trabalho responsável pela realização de backups para o Coletivo, cujos objetivos são delineados nos critérios que a seguir.

Preservação

O grupo de trabalho deve manter backups do máximo número possível de camadas/instâncias do Coletivo, preservando os critérios de segurança e privacidade assim como a Política de Segurança da Informação do Coletivo e especialmente o seguinte critério de persistência da informação:

Informações armazenados num determinado nível de acesso ou segurança (exemplo, disco criptografado) devem, por padrão, permanecer nesse mesmo nível ou serem transferidas para um nível mais seguro, exceto quando constitui informação desclassificada e permitida para descer de nível.

Do ponto de vista do RSP, o GT de Backups deve proporcionar replicação de camadas que preservem (ou que aumentem o nível, se possível) suas propriedades de segurança e privacidade no acesso à informação.

Otimização de parâmetros

O grupo de trabalho deve ainda otimizar os seguintes parâmetros ao propiciar a realização de backups:

  1. Periodicidade.
  2. Incrementos.
  3. Largura de banda.
  4. Segurança e integridade.
  5. Espaço em disco.

Auditagem

O grupo de trabalho deve também realizar auditagens periódicas nos backups para se certificar de sua realização e, se possível, possuir um sistema automático de relatórios de backups.

Dependências

A realização deste processo depende da realização dos seguintes processos: