Skip to content

Contabilidade

A Contabilidade, por possibilitar a manipulação de recursos do coletivo que podem ser usados para a aquisição, manutenção e proteção de outros recursos, representa um ganho em autonomia.

A contabilidade consiste nas seguintes tarefas:

  1. Efetuar os depósitos, saques e transferências em uma conta bancária (gestão financeira), observando os critérios sobre: a. Doação (de e para o Coletivo). b. Arrecadação. c. Gastos.
  2. Transparência a. Manter um balanço atualizado em local de acesso restrito ao Coletivo. b. Fornecer os dados contábeis de acordo com os critérios de transparência estabelecido pelo Coletivo.

Situações emergenciais e não-emergenciais

O grupo de trabalho formado pelas pessoas responsáveis por este processo se compromete a:

  1. Em casos não-emergenciais, atender requisições (depósitos, saques, etc e cujo uso estiver aprovado) em até '''2 semanas''', isto é, '''14 dias incluindo finais de semana e feriados'''.
  2. Em casos de emergência, disponibilizar recursos (cujo estiver aprovado) em até '''48 horas''', mantendo o Coletivo informado nas situações em que tal prazo não puder ser atendido (por exemplo no caso férias, viagens, etc).

Responsabilização

As pessoas responsáveis ficam encarregadas, além das tarefas contábeis mencionadas anteriormente, de:

  1. Fornecer ao menos conta bancária que possa ser utilizada para o armazenamento de dinheiro do Coletivo e manter tal informação atualizada em local de acesso restrito ao Coletivo.
  2. Antes de deixarem de ser responsáveis pelo processo (i.e, antes de saírem dele), de transferirem os recursos financeiros do Coletivo que estejam de posse para os/as responsáveis remanescentes.